terça-feira, 24 de maio de 2011

Apresentação dos Mineralocorticóides

A glândula supra-renal é a responsável pela produção dos mineralocorticóides, mais precisamente, esses hormônios são produzidos na zona glomerulosa do córtex dessa glândula. Os mineralocorticóides, apesar do nome, não apresentam em sua estrutura nenhuma parte mineral, esses hormônios, na verdade, são sintetizados a partir de uma molécula de colesterol, ou seja, os mineralocorticóides têm origem lipídica.


Agora você deve estar se perguntando: “Então por que eles recebem esse nome?”. O nome a eles atribuído se deve a sua função. Os mineralocorticóides são hormônios que apresentam como função a regulação da concentração de eletrólitos no sangue, sendo sódio (Na) e potássio (K) os íons de maior importância nessa regulação. Por influenciar na concentração de sódio, a aldosterona (principal mineralocorticóide) também altera a reabsorção da água pelos rins. Dessa forma, esse hormônio tem um papel fundamental na homeostase eletrolítica, na regulação do volume de sangue no corpo e consequentemente na regulação da pressão arterial.
O aumento da concentração de aldosterona, além de elevar a concentração de sódio e abaixar a de potássio, pode também gerar hipocalemia – diminuição da concentração de cálcio – o que está vinculada a fraqueza muscular.
Diferentemente de outros hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais, a aldosterona tem como principais fatores reguladores de sua síntese o aumento da concentração de potássio no meio extracelular e o aumento da atividade do sistema renina-angiotensina.  Enquanto os outros hormônios têm sua síntese basicamente contralada por dois hormônios o Hormônio Liberador de Corticotrofina (CRH) e o Hormônio Adrenocorticotrófico (ACTH).
A abordagem superficial dos temas apresentados nesse post foi proposital, de forma que os próximos posts irão se aprofundar nos assuntos aqui tratados, além de levantarem temas ainda não citados, como as doenças relacionadas aos mineralocorticóides.



Referências Bibliográficas:
-http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302007000300004&script=sci_arttext (acessado em 24-05-2011 as 20h).
-http://www.medicinapratica.com.br/2009/10/09/saude-medicina-pratica/adrenal-como-e-produzido-os-hormonios/ (acessado em 24-05-2011 as 20h).
-http://www.sistemanervoso.com/pagina.php?secao=5&materia_id=73&materiaver=1 (acessado em 24-05-2011 as 20h).


Por Bruno Carvalho Fonseca.

Um comentário: