quinta-feira, 26 de maio de 2011

Biossíntese do colesterol


O colesterol é um componente essencial das membranas plasmáticas,sendo  precursor de sais biliares, de vitamina D e de hormônios esteróides em geral: aldosterona, gicocorticóides, estrógenos, testosterona.
Apesar de parte do colesterol ser adquirada na dieta(exógena) a maior parte desse lipídeo é obtida por meio de uma via metabólica(síntese endógena- "de novo").Essa biossíntese ocorre primordialmente  no fígado(10%) e nos intestinos(15%).
Pelo fato de o colesterol ser precursor de todos os hormônios esteróides, trataremos primeiro a via metabólica de síntese do colesterol e posteriormente a via de produção de hormônios esteróides propriamente dita.
A via metabólica de produção do colesterol ocorre em parte na mitocôndria e em parte no retículo endoplasmático liso, por meio do agrupamentos sucessivos de subunidades de dois carbonos da molécula de acetilCoA.
Esse acetilCoA por sua vez é derivado da reação de oxidação do piruvato e de ácidos graxos na mitocôndria  ou pela oxidação e etanol no citoplasma (por meio da enzima acetilCoA sintetase)


Primeiramente, duas moléculas de acetilCoA são condensadas, por meio de uma reação reversa à reação tiolase, formando acetoacetilCoA. Esse acetoacetilCoA se junta a outra molecula de acetilCoA e forma HMGCoA(3-hidroxi-3metilglutaril-CoA). O HMGCoA é convertido em mevalonato pela HGMCoA redutase(no retículo endoplasmático), sendo necessários, para isso, dois mols de NADPH.
O mevalonato é então ativado por três fosforilações sucessivas, formando 5-pirofosfomevalonato. Esse  mevalonato ativo , por meio de uma descarboxilação ATP-dependente, gera  o IPP(isopentenil pirofosfato). O IPP é convertido em seu isômero o DMPP(dimetilalil pirofosfato). Uma molecula de IPP se condensa com uma de DMPP e gera GPP(geranil pirofosfato). O GPP se condensa então com outra molecula de IPP e produz farnesil pirofosfato(FPP). A enzima esqualeno sintetase, utilizando NADPH catalisa a condensação de duas moleculas de FPP, formando esqualeno. O esqualeno então passa por uma ciclização, também NADPH dependente, para produzir  lanosterol que só então dará origem ao colesterol.
 Os intermediários isoprenóides da biossíntese de colesterol, como o FPP, podem ser obtidos a partir de outras reações de síntese, como a do dolicol e a da coenzima Q(ubiquinona).

Por Daniela Frank de Albuquerque
Bibliografia
http://themedicalbiochemistrypage.org/cholesterol.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário