quinta-feira, 26 de maio de 2011

Síntese de hormônios corticóides I

Como já explicitado, os corticóides e os demais hormônios esteróides são todos derivados do colesterol. Por esse motivo, todos possuem o mesmo núcleo esteróide ou núcleo pentanoperidrofenantreno de seu composto original, que consiste de quatro anéis carbônicos fundidos, sendo três com seis átomos de carbono e um com cinco, e também o mesmo sistema de numeração atômica do colesterol.


A conversão do C27 colesterol para os homônios esteróides C18-Androstanos, C19-Estranos e C21-Pregnanos (esta nomenclatura consiste do número de carbonos que formam cada classe de  homônios esteróides) está relacionada com a quebra irreverssível de um resíduo de 6 carbonos do colesterol, formando os compostos pregnenolona (C21) mais o isocaproaldeído. A Pregnenolona é o precussor molecular de todos os hormônios C18, C19 e C21 esteróides.






É importante lembrar que a síntese de esteróides é regulada por outros tipos de hormônios, sendo estes denominados de hormônios tróficos, com exceção da Aldosterona, cuja síntese é regulada pelos hormônios peptídios Angiotensinas II e III. Dessa forma, convém estabelecer que a particular classe de esteróide produzida por uma dada célula está relacionada principalmente a três fatores: seus complementos de receptores de hormônios, a resposta para a estimulação dos hormônios peptídios e seu complemento de enzimas geneticamente expresso. Os hormônios que regulam a síntese de cada esteróide são: hormônio luteinizante (LH), que regula a síntese de progesterona e testosterona; hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que regula o cortisol; hormônio folículo estimulante (FSH), que regula o estradiol e as já citadas angiotensinas II e III, que regulam a síntese da aldostenora.


   A primeira reação já citada para a síntese de esteróides tem por principal objetivo a produção da pregnenolona. A enzima que regula a clivagem do colesterol para a formação desse composto é a P450ssc, também chamada de 20, 22 – desmolase, porém mais conhecida como colesterol-desmolase, e é encontrada na mitocôndria de células produtoras de esteróis, sendo sua presença insignificante em outras células. No próximo post, explicaremos com maiores detalhes como se dá essa etapa da síntese de cada classe de hormônios do córtex da adrenal a partir da pregnenolona.


Por Plínio Rodrigo Máximo Macêdo
com contribuição de Daniela Frank de Albuquerque

Bibliografia
Antagonistas do hormônio liberador da corticotrofina: atualização e perspectivas; Alejandro R. Ayala
Lehninger principles of biochemistry; Cox,Michael; Nelson, David;fith edition; W.H. Freeman and Company, NY 




Nenhum comentário:

Postar um comentário