quarta-feira, 18 de maio de 2011

Glândula Tireóide e seus Hormônios - uma Introdução



    A glândula tireóide, a maior glândula do sistema endócrino, secreta os hormônios triiodotironina (T3) , tetraiodotironina (T4) e calcitonina e situa-se na região anterior do pescoço, na frente  da traquéia. Durante o desenvolvimento embrionário, essa glândula se desenvolve a partir da faringe fetal, formando dois lobos, direito e esquerdo, unidos por uma estrutura chamada istmo da glândula tireóide.
    A sua unidade funcional é um folículo constituído de células epiteliais que envolve um espaço colóide na região central da glândula. Nas células epiteliais existe uma alta concentração de iodeto que, juntamente com a tirosina, formará os hormônios da tireóide. Esses hormônios são armazenados no espaço colóide e ligados a proteínas denominadas tireoglobulinas e chegam aos seus órgãos-alvo por meio da corrente sanguínea.
    A importância desses mensageiros químicos, os hormônios, é encontrada em seu papel na regulação do metabolismo geral e da expressão gênica, no desenvolvimento e na diferenciação dos tecidos.
                                    
  Por Helouise Bitencourte.
_______________________________________________
Referências Bibliográficas
Anatomia Orientada para a Clínica; Moore, Keith L.; Dalley, Arthur F.; Agur, Anne M. R.; Sexta Edição; Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2011.
Exame Clínico; Epstein, Owen; Perkin, G. David; Bono, David P. de; Cookson, John; Segunda Edição; Porto Alegre, Artmed, 1999.
Harper: Bioquímica; Murray, R. K.; Granner, D. K.; Mayes, P. A.; Rodwell, V. W.; Sétima Edição; São Paulo, Atheneu, 1994.
Princípios de Bioquímica; Lehninger; Nelson, David L.; Cox, Michael M.; Quinta Edição; Artmed, 2011.
http://www.zakzuk.com.br/wp-content/uploads/2011/02/tireoide.jpg
 

2 comentários:

  1. Gostaria que tivesse a função de cada hormônio produzido pela glândula tireóidea.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir