quarta-feira, 15 de junho de 2011

E as NSAIDs, como funcionam?

NSAIDs (nonsteroidal anti-inflammatory drugs) são um conjunto de drogas que tem ação anti-inflamatória e que, no entanto, não são compostas por corticóides ou hormônios similares. A maioria desses fármacos contém derivados do ácido acetil salicílico(mais conhecido como aspirina), que possui ação anti-inflamatória, analgésica, antipirética e anti-coagulatória. Essas drogas foram criadas no início do século XIX, numa tentativa de atender a pacientes que desenvolviam resistência a corticóides (em função de seu uso prolongado) e de reduzir os efeitos colaterais apresentados pelos corticóides (hipertensão, diabetes, osteoporose, ganho de peso, edemas, entre outros).

A título de curiosidade, decidimos explicar também como essas drogas funcionam. Bem, então vamos lá!!! As NSAIDs têm como mecanismo básico a sua capacidade de inibir a síntese de diversas prostaglandinas(uma classe de eicosanóides, lembra??).Esses medicamentos inibem a conversão do ácido aracdônico, liberado pela ação da fosfolipase A2, em PGG2 e PGH2 e posteriormente em PGE2(que é uma das responsáveis pela dor em processos inflamatórios). Por essa razão, esses medicamentos foram os primeiros analgésicos reconhecidos(hoje em dia seu uso analgesico restringe-se a dores menores, sendo o uso de narcóticos muito mais frequente).
Mas e a ação anti-inflamatória?? Esses medicamentos devem o seu poder anti-inflamatório ao fato de inibirem a isoenzima ciclooxigenase(COX).Essa enzima se apresenta em duas formas, COX-1 e COX-2, sendo a COX1 responsável pela produção de protaglandinas essencias ao funcionamento do corpo e a COX-2 responsável pela síntese de eicosanóides ligados a inflamações. O problema é que a ação desses medicamentos não é seletiva, atuando tanto sobre a COX-1 quanto sobre a 2.
Essa ação não seletiva bloqueia as ações da COX-1, que tem, entre outras funções, um papel a protectão da mucosa do trato gastrointestinal, atuação no trato renal, na diferenciação de macrófagos e na função das plaquetas. Por isso, esses medicamentos acabaram levando a efeitos colaterais também indesejados.
Atualmente foi desenvolvida uma nova geração de drogas que atua seletivamente sobre a COX-2, tendo uma ação anti-inflamatória muito mais focal. Exemplos dessas drogas são o celecoxib e o eterocoxib. Apesar de esses medicamentos terem reduzido a incidência de ulceração, foi constatado que muitos dos demais efeitos colaterais ainda foram mantidos.

Bem pessoal, espero ter satisfeito a curiosidade de vocês quanto ao funcionamento de outros anti-inflamatórios. Nos próximos posts vamos dar ênfase a patologias decorrentes de problemas na produção de hormônios da adrenal. Aguardem...

Por Daniela Frank de Albuquerque
Bibliografia:
Wilson and Gisvold's textbook of organic medicinal and pharmaceutical chemistry- Block, John H.; Beale, John M.- eleventh edition-chapter 22- pages 753 to 755
http://www.medicinenet.com/nonsteroidal_antiinflammatory_drugs/article.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário