domingo, 12 de junho de 2011

Mecanismo de transporte dos hormônios da tireóide


             
            Os hormônios chegam aos diversos locais do corpo por meio do sistema circulatório, para que assim possam atuar nas células e tecidos-alvo e desempenhar sua função. O sangue transporta os sinais hormonais de um tecido para o tecido alvo, encontrados na forma solúvel ou suspensa no plasma.
            Os hormônios T3 e T4 são transportados na forma combinada, ou seja, ligados às proteínas globulina ligante de tiroxina (TBG) e pré-albumina ligante de tiroxina (TBPA). A TGB, uma glicoproteína, possui maior afinidade a T3 e T4 do que a TBPA, ligando-se não covalentemente a quase toda a quantidade desses hormônios. O pouco que permanece livre é responsável pela atividade biológica. As quantidades livres de T3 e T4 são equivalentes e a meia-vida de T4 é maior.
            A TBG é sintetizada no fígado, sua síntese é aumentada por estrógenos e diminuída por andrógenos e glicocorticóides, resultando em alteração na quantidade de T3 e T4 combinados.
            A concentração hormonal no sangue é extremamente baixa, durante a secreção a concentração aumenta algumas ordens de grandeza e quando para, a concentração volta ao nível de repouso. A existência do hormônio no sangue é curta, se sua presença não é mais necessária ele é inativado enzimaticamente. 

Por Helouise Bitencourte
_______________________________________________
Referências Bibliográficas:
Harper: Bioquímica; Murray, R. K.; Granner, D. K.; Mayes, P. A.; Rodwell, V. W.; Sétima Edição; São Paulo, Atheneu, 1994.
Princípios de Bioquímica; Lehninger; Nelson, David L.; Cox, Michael M.; Quinta Edição; Artmed, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário