quarta-feira, 15 de junho de 2011

Efeitos colaterais do uso de corticóides

Apesar de suas propriedades farmacológicas, os corticóides apresentam uma série de efeitos indesejados, sobretudo se o seu uso for prolongado. Isso ocorre porque esses medicamentos são, antes de mais nada, hormônios que atuam, portanto,  de forma sistêmica.
Entre esses efeitos, os mais comuns são aumento da pressão sanguínea,glaucoma, retenção de fluidos, ganho de peso, diabetes tipo II, osteoporose, aumento no risco de infecções, entre outros.Como podemos justificar esses efeitos?
Os fármacos a base de corticóides geram, em maior ou menor grau, um desequilíbrio na retenção de eletrólitos pelo organismo, principalmente o sódio, o que gera uma retenção de fluidos no organismo. Essa retenção de fluidos influencia tanto na formação de edemas quanto no aumento da pressão sanguínea. Esse aumento de pressão pode gerar vários efeitos adversos, dentre eles o glaucoma(aumento de pressão no globo ocular) havendo perda progressiva de visão e eventual cegueira.
O ganho de peso está associado a função primária que os corticóides exercem no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Esses hormônios atuam aumentando não só o apetite , mas também a taxa de glucose no sangue(uma resposta que está diretamente associada a preparação do organismo para eventos de stress). Isso gera não só a um ganho de peso como também a piora ou leva ao desenvolvimento do quadro de diabetes tipo II (insulina resistente) a longo prazo.
Os corticóides atuam também inibindo a ação dos osteoblastos(que reconstroem a matriz óssea) e estimulando a ação de osteoclastos(que degradam a matriz óssea). Paralelamente, há uma redução da absorção de cálcio pelo intestino e uma maior eliminação do mesmo pelos rins.Enfim, os corticóides levam a uma desregulação geral dos níveis de cálcio e da atividade de células responsáveis por manter a matriz óssea, o que culmina em casos de osteoporose.
A ação anti-inflamtória desses medicamentos, como já elucidado, ocorre principalmente via redução da transcrição de vários elementos relacionados a atividade do sistema imune. Sendo assim, é razoável considerar que esses medicamentos a longo prazo gerem um quadro de imunossupressão, resultando em uma maior susceptibilidade a infecções e doenças oportunistas.
Além disso, o uso prolongado desses hormônios gera um feedback negativo na adrenal, inibindo a produção de hormônios como um todo por essa glândula.Por essa razão, após um longo periodo de prescrição desses medicamentos, deve-se ter o cuidado de retirá-los gradualmente do paciente (ação conhecida como “desmame”), permitindo uma retomada do funcionamento normal da adrenal e evitando desequilíbrios hormonais desnecessários.

Por Daniela Frank de Albuquerque
Bibliografia:
http://www.mayoclinic.com/health/steroids/HQ01431
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC462622/pdf/thorax00344-0001.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário