domingo, 5 de junho de 2011

Porque corticosteróides engordam?


Existem muitas doenças das quais o tratamento utiliza as propriedades antiinflamatórias, imunossupressoras e antianafilaxias (antialérgicas) dos glicocorticóides. Esses tratamentos utlizam fármacos que podem ser naturais, sintéticos ou possuir afinidade com receptores dos glicocorticódes naturais e não serem necessariamente serem à base deles. 

Devido à essa grande aplicabilidade e diversidade de fármacos muitas pessoas já tiveram contato com eles seja diretamente– fazendo uso – ou indiretamente – conhecendo alguém que faz ou já fez uso. Algo que todos ouvem falar é do efeito colateral desses medicamentos caracterizado pelo ganho de peso. Mas porque desse efeito colateral que assombra todos que tentam se manter no padrão de beleza social?
Cortisol
O corpo humano é regulado por processos metabólicos harmoniosos e a produção de cortisol e sua regulação é feita pelo eixo hipotálamo-hipófese-adrenal.  A utilização de medicamentos que contenham corticóides interfere nesse eixo regulador e consequentemente na produção de cortisol pelo organismo. O comprometimento desse controle está ligado ao tempo de tratamento e à concentração de corticóides nos medicamentos, por isso o uso desses fármacos é uma questão delicada que deve ser discutida com especialistas e muitas vezes feito apenas em última alternativa.

Pois bem, esse descontrole gera alterações metabólicas decorrentes da natureza da ação desses fármacos. Quando o descontrole se dá  principalmente na regulação de mineralocorticóides ocorrem edemas  (inchaços ) pelo acúmulo de líquido no espaço intersticial (entre as células) uma vez que esses hormônios controlam o equilíbrio eletrolítico retendo água e eletrólitos. Portanto o que se  observa é uma retenção de líquido e não um acúmulo de gordura propriamente dito . 

edema

Os medicamentos que engordam de fato são aqueles que geram alterações no metabolismo de glicocorticóides. Uma característica fundamental desses hormônios é a manutenção das taxas normais de glicose pela gluconeogênese degradando, para isso, principalmente proteínas. O cortisol inibe a síntese e induz a degradação proteica, por esses motivos níveis elevados de  glicocorticódes por um longo período de tempo acabam com as reservas proteicas do organismo. Quando uma pessoa faz uso de grandes quantidades dessas hormonas sua gluconeogênese é estimulada, seu índice glicêmico sobe e a concentração de insulina sanguínea também. A grande concentração de insulina estimula a lipogênese (produção de gordura), devido à propriedade da insulina de regular a enzima piruvato desidrogenase que controla a síntese de acetil-CoA e malonil-CoA, sendo o último substrato da síntese de gordura. Quanto mais insulina, mais malonil-CoA e consequentemente maior a produção e o armazenamento de gordura.  


Malonil-CoA

2 comentários:

  1. Reter líquido e inchar e como engordar, principalmente para as mulheres.
    Tenha dó. Tanta luta para manter o peso, depois,no caminho, pode-se deparar com uma doença, cujo tratamento exige corticóide e então.....
    DEUS ME LIVRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomei 3 injeções de corticóides, de 47kg passei a pesar 63k, um pesadelo na minha vida, já que tenho apenas 1,56 m.
      É ilusão que qdo passar o efeito a gente volta no peso. Perdi 10k mas com sibutramina. Corticóides nunca mais! !!!

      Excluir