sábado, 2 de julho de 2011

Como os glicocorticóides interferem na coagulação sanguínea?

Respondendo a uma das perguntas do Watch'N'Ask... Como já explicado anteriormente, os glicocorticóides interferem na síntese de derivados oxigenados do ácido aracdônico, isto é, interferem na síntese de tromboxanas, prostaglandinas e leucotrienos (que são elementos chave em processos inflamatórios, lembra???). Essa atuação leva a uma inibição da produção desses eicosanóides. Isso ocorre por meio de dois mecanismos principais: 1)via lipocortina que impede a liberação de ácido aracdônico livre, 2) via inibição de algumas enzimas como a COX que atuam na síntese desses compostos.Vale lembrar que essa inibição se deve a uma redução na transcrição gênica dessa enzima.
Como as tromboxanas promovem a agregação de plaquetas e a coagulação sanguínea, é de se esperar que o uso  de glicocorticóides leve a uma redução na formação de trombos. Apesar de essa proposta ser lógica, o que observa em alguns casos é que os glicocorticóides não conseguem reduzir significativamente a taxa de tromboxanas no plasma sanguíneo, de forma que o seu uso  nem sempre tem esse efeito anti-coagulante esperado. Essa contradição foi apenas parcialmente elucidada até o presente momento, razão pela qual não vamos explicá-la aqui.
Outro dado interessante é o fato de pacientes com síndrome de Cushing terem maior tendência na formação de coágulos. Esse dado também contraria a lógica de que a exposição a altas doses de glicocorticóides (o que caracteriza a doença de Cushing) levaria a uma redução da capacidade de coagulação. O que se acredita, nesse caso, é que a formação de coágulos esteja relacionada a um outro mecanismo, no caso o aumento na transcrição do gene do fator VIII  e do complexo von Willebrand (ambos essenciais a coagulação- conhecidos como fatores anti-hemofílicos).
 Conclui-se, portanto, que é plausível racionalmente relacionar o uso de glicocorticóides a uma redução da capacidade de coagulação. No entanto, pesquisas tem revelado não haver interferência significativa desses medicamentos na coagulação, de forma que ainda são necessários mais estudos em torno da questão.

Por Daniela Frank de Albuquerque

http://csrf.net/page/ectopic_cushings_syndrome.php

Anticoagulant prophylaxis markedly reduces thromboembolic complications in Cushing's syndrome.
Boscaro M, Sonino N, Scarda A, Barzon L, Fallo F, Sartori MT, Patrassi GM, Girolami A
J Clin Endocrinol Metab. 2002;87(8):3662.
Department of Internal Medicine, Division of Endocrinology, University of Ancona, 60100 Ancona, Italy.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3983796

http://www.mhhe.com/biosci/esp/2002_general/Esp/folder_structure/tr/m1/s7/trm1s7_3.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário