segunda-feira, 4 de julho de 2011

Síndrome de Cushing

A síndrome de Cushing é uma patologia caracterizada pela exposição prolongada a altos níveis de glicocorticóides. Esse excesso de glicocorticóides pode ser proveniente de um tratamento medicamentoso prolongado com esses hormônios, como em pacientes que tem lúpus, artrite reumatóide, asma, entre outras condições. Pode haver também uma produção endógena excessiva desse hormônio devido a um tumor na pituitária(que leva a uma produção excessiva de ACTH), um tumor na adrenal ou a uma predisposição familiar para a doença.
Entre os sintomas característicos dessa doença encontram-se: acúmulo de gordura entre os ombros, face arredondada,formação de estrias no abdôme, coxas, seios e braços, acne, pele frágil, amenorréia, baixa libido, fraqueza muscular, depressão, ansiedade, osteoporose, pressão alta, diabetes, entre outros.
O tratamento geralmente é feito combatendo-se o tumor que dá origem a doença. Pode ser feita uma retirada do tumor da hipófise, o uso de radiação ou até mesmo a retirada da adrenal caso não haja resposta as demais terapias. Podem ser usados também medicamentos no pré-operatório a fim de reduzir os sintomas da doença. Os mais comuns desses fármacos são o cetoconazol (Nizoral), o mitotano e a metopirona (ou metopirone em inglês).
Por Daniela Frank de Albuquerque

Referências bibliográficas:
www.mayoclinic.com/health/cushings-syndrome/DS00470 
www.uptodate.com/.../patient-information-cushings-syndrome-treat.
www.medicinenet.com › home › cushing's syndrome index
http://www.mayoclinic.com/health/cushings-syndrome/DS00470/DSECTION=treatments-and-drugs

Nenhum comentário:

Postar um comentário