domingo, 3 de julho de 2011

Gliconeogênese e Glicocorticóides

Os glicocorticódes possuem esse nome justamente por fazerem parte do metabolismo da glicose, em outras palavras, são corticóides produzidos pelas adrenais que ativam a via de gliconeogênese. A gliconeogênese é uma via de produção de glicose que parte de substratos de origem não glicídica tais como: lactato, piruvato e oxaloacetato.


Em situações como a de jejum a via de regulação hipotálamo-hipófese é ativada, os glicocorticóides produzidos são transportados pela corrente sanguínea – afinal, são hormônios- por globulinas transportadoras  de corticóides (CBG). Ao chegar em suas células alvo entram pela membrana plasmática e ativam receptores intracelulares específicos. Esse complexo de glicocorticóide mais seu receptor entra finalmente pela carioteca no núcleo, onde realiza na eucromatina nuclear a ativação de genes específicos para a gliconeogênese no fígado, e degradação proteica nas células musculares.

As proteínas são fonte para a via gliconeogênica pela propriedade dos aminoácidos de produzirem lactato e oxaloacetato por reações de transaminação: que se definem por reações de trasporte do grupo amino dos aminoácidos para outro composto, na maioria das vezes o alfacetoglutarato presente no ciclo do oxaloacetato, por enzimas transferases.

Uma vez presentes os substratos necessários a via gliconeogênica é ativada no fígado. Importante lembrar que essa via é praticamente o contrário da via glicolítica,e para que ocorra são necessárias adaptações das reações irreversíveis dessa segunda via. Lembre-se que as reações  1,3 e 10 da via glicolítica são exergônicas e seu inverso extremamente endergônico. Para começar a gliconeogênese é necessária a produção de PEP(fosfoenolpiruvato) à partir de lactato. Existem duas maneiras principais de tornar uma reação endergônica possível, no caso transformando-a em exergônica: mudando as concentrações de substratos e produtos ou acoplando uma reação extremamente exergônica à ela. Nas células hepáticas a segunda opção é a utilizada. Reações de descorboxilação são muito exergônicas, dessa forma é necessário descarboxilar lactato em PEP. Porém o lactato e PEP têm o mesmo número de carbonos e para que a descarboxilação aconteça é necessária primeiramente uma carboxilação, a qual ocorre dentro da mitocôndria sendo o lactato transformado em oxaloacetato pela enzima piruvato carboxilase. Após essa carboxilção o oxaloacetato é transformado em malato ou aspartato para atravessar as membranas mitocondriais, caso contrário ficaria retido na mitocôndria. No citossol o oxaloacetato é descarboxilado em PEP e a via gliconeogênica segue seu rumo até as outras reações 3 e1 que serão contornadas por libertação do fosfato da frutose-6-P e Glicose-6-P por hidrólise.


Por: Nícolas Nogueira
                  Princípios de Bioquímica; Lehninger; Nelson, David L.; Cox, Michael M.; Quinta Edição; Artmed, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário