domingo, 10 de julho de 2011

Fatores que influenciam na sensibilidade aos Glicocorticóides

Como prometido no post passado, agora comentaremos sobre certos fatores que influenciam na sensibilidade aos glicocorticóides.
            A resposta de uma célula exposta a um glicocorticóide advém de diversos fatores moduladores, tais como a concentração do hormônio livre, a sua potência relativa e a habilidade da célula receber e traduzir o seu sinal. A concentração hormonal, como já comentado diversas vezes, depende do eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal e é influenciada pela concentração da proteína transportadora CBG, uma proteína do tipo globulina que transporta mais de 70 % do total de glicocorticóides, sendo o resto transportado basicamente pela albulmina. Agora, outros fatores serão citados e, quando necessários, analisados em uma maior perspectiva.
1.      Biodisponibilidade do Glicocorticóide:
A biodisponibilidade intracelular do hormônio é mediada pelas duas isoformas da proteína 11B HSD, sendo que a 11B HSD1 transforma a forma inativa o cortisol, a cortisona, em sua forma ativa e a 11B HSD2 medeia o processo contrário. A utilidade dessas conversões ocorre, por exemplo, nas células renais que pertencem a tecidos alvos de mineralocorticóides. O Receptor Mineralocorticóide apresenta a mesma afinidade para o cortisol que para a aldosterona, sendo a desativação do cortisol uma alternativa para favorecer a associação entre o mineralocorticóide e seu receptor.
2.      Densidade Intracelular do Receptor.
3.      Afinidade do GR ao Glicocorticóide, que, como já vimos, é influenciada por alterações no gene que codifica o receptor.
4.      Ativação do GR e sua dissociação das Hsp (caperonas)
5.      Fosforilação do GR: relacionado à sua ativação.
6.      Ubiquitinização do GR: relacionado à sua degradação.
7.      Translocação nuclear do receptor.
8.      Sua mobilidade dentro do núcleo.
9.      Finalmente, a transativação gênica mediada pelo receptor.
Pode-se perceber, portanto, que diversos fatores influenciam na sensibilidade aos glicocorticóides e, portanto, na resposta do organismo à sua estimulação. É interessante também notar que esses fatores influenciam também nas já abordadas em outros posts doenças de Hipersensibilidade ou Hiposensibilidade a glicocorticóides, ou seja, as doenças de, respectivamente, Cushing e Addison.

Por: Plínio Rodrigo Máximo Macêdo
Bibliografia:
Aspectos moleculares da sensibilidade aos glicocorticóides; Cláudia D.C. Faria; Carlos Alberto Longui; Laboratório de Medicina Molecular, Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário