sábado, 9 de julho de 2011

O despertar do Ritmo Circadiano.



Nada mais certo que dizer que um dia tem 24 horas, e dependendo da hora do dia é possível determinar o estado metabólico do organismo. Isso porque existem no corpo diversas reações metabólicas que são estimuladas ou reprimidas por fatores externos - um dos principais é a luz -  de tal forma a acontecerem praticamente na mesma hora todos os dias. A precisão desses acontecimentos é tão surpeendente que passou-se a fazer uma analogia com um relógio, chamado de relógio biológico.

O ritmo circadiano, ou melhor, os ritmos circadianos- já que existem mais de 100 no organsimo-  são esses marcadores de hora que influenciam na produção de hormônios, ritmo cardíaco, temperatura corporal, pressão arterial, nível de concentração, relaxamento e diversas outros estados que mudam com o decorrer das horas. O centro de controle desses ritmos  encontra-se em uma região do sistema nervoso central denominada Núcleo Supraquiasmático(NSQ): uma região de células nervosas do hipotálamo reguladora do hormônio melatonina, produzido pela glândula pineal, que sofre estímulos da luminosidade externa; adaptando, dessa forma,  o corpo à passagem das horas do dia.

As mais importantes adaptações do ritmo circadiano se encontram  na regulação da produção de hormônios, e o glicocorticóide cortisol está intimamente ligado à esse ritmo. Estudos [vide bibliografia: http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=3668302] revelam alta do hormônio cortisol no período da manhã, perto do horário de 7 horas. Devido à relação desse hormônio com a gliconeogênese e o stress a alta de cortisol está relacionada com o despertar, sendo observada uma alta desse esteróide no sangue nas primeiras horas da manhã, a qual prepara o corpo para mais um dia de mudanças metabólicas.


por Nícolas Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário