sábado, 9 de julho de 2011

Regulação da Secreção de Aldosterona



A regulação da secreção de aldosterona está intimamente relacionada a inúmeros fatores especiais da fisiologia do organismo, dentre os quais podemos citar os principais, que são:

- concentração de eletrólitos no líquido extracelular;
- volume do líquido extracelular;
- volume sanguíneo
e
- pressão arterial.

A secreção de aldosterona se dá pelas células da zona glomerulosa, que é a camada mais externa do córtex da adrenal, conforme pode ser visualizada na imagem abaixo:


Tal regulação é praticamente independente da regulação do cortisol e androgênios pelas zonas fasciculada e reticular.

De acordo com os estudos feito na área, são quatro os principais fatores responsável pela regulação da aldosterona (seguindo sua ordem de importância):

1. O aumento da concentração de íons potássio no líquido extracelular aumenta significativamente a secreção de aldosterona.

2. A maior atividade do sistema renina-angiotensina também aumenta acentuadamente a secreção de aldosterona, entretanto com intensidade ligeiramente menor do que a promovida pelo aumento da concentração de íons potássio.

3. O aumento da concentração de íons sódio no líquido extracelular reduz levemente a secreção de aldosterona.

4. O ACTH formado pela adenohipófise (hipófise anterior) é fundamental para a ocorrência da secreção de aldosterona, no entanto não exerce muita influência sobre o controle da taxa de secreção.

influência da hipófise sobre os diversos constituintes do sistema endócrino, incluindo o córtex da adrenal

A aldosterona atua sobre os rins contribuindo para a excreção do excesso de íons potássio e aumentando o volume sanguíneo e a pressão arterial, normalizando, dessa forma, o grau de atividade do sistema renina-angiotensina (cuja ativação constitui uma resposta a um menor fluxo sanguíneo renal ou à perda de íons sódio). Tais mecanismos de controle por feedback são imprescindíveis para a manutenção da vida.

Bruno Fonseca
MED93


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

-          GUYTON, A. C. et Al. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed. ELSEVIER. Rio de Janeiro, 2006.

Um comentário: